Andando mais um tanto com etanol, chegamos às seguintes conclusões:
1) Em estrada o consumo não é tão superior à gasolina - 6km/L etanol contra 7km/L da gasolina. A divisão de 6 por 7 dá 86%. No momento, para mim, no posto que eu abasteço, é vantajoso usar etanol porque o preço do mesmo está 74% da gasolina aditivada, e 78% da gasolina comum. (*)
2) Na cidade o bicho pega. Andando trechos muito curtos, tipo 3km ou 5km, com motor frio, o consumo de etanol da L200 vai para a estratosfera! Fica em torno de 2.5km/L. Realmente não vale a pena. O etanol teria de custar a metade da gasolina para ser vantajoso. Imagino que, como o etanol tem menos poder calorífico e o motor tem baixa compressão, gasta muito etanol no proceso de aquecimento.
3) O motor V6 pega muito fácil com etanol, mesmo completamente frio, depois de dois dias sem uso, etc. Injeta gasolina apenas quando o tempo está realmente frio (15 graus ou menos). Era uma curiosidade grande que eu tinha, já que a TR4 tinha alguns cacoetes na partida a frio com etanol, desde nova.
4) Torque e potência com etanol realmente não parecem mudar. O ruído talvez fique um pouco mais audível no etanol porque o ponto é adiantado. Segundo as especificações, ambos aumentam 6% com etanol, seria difícil mesmo notar qualquer mudança menor que 10%. A baixa compressão do motor realmente não permite extrair toda a potência que o etanol poderia dar.
5) O motor trabalha mais frio com etanol. Não muda nada no ponteiro de temperatura da água, mas a temperatura do capô e do ar que exala da dianteira é visivelmente menos quente. Poderia ser interessante usar etanol no verão, embora no verão o etanol costume ficar proibitivamente caro :(
(*) Há outros postos com gasolina mais barata, é questão de fazer a continha a cada abastecimento em postos que você confia. A gasolina "batizada" continua à solta por aí, principalmente quando abasteço no interior noto que o carro injeta gasolina na partida a frio (sinal que a gasolina tem mais álcool do que devia) ou grila (gasolina de má qualidade mesmo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário