sexta-feira, 22 de julho de 2016

Easy Select 4x4

A maior deficiência das L200 em relação à TR4 (e demais Pajero) é a perda da caixa de transferência "Super Select" e do seu modo 4H, que permite andar em 4x4 contínuo mesmo em estradas pavimentadas secas. O modo 4H converte a Pajero num veículo AWD, muito mais seguro que com tração traseira.

A L200 vem com a caixa "Easy Select", também prática conforme o nome sugere, mas sem AWD. Tem apenas os modos 4x4 encontráveis em jipes "puros" como o Troller, Wrangler e Jimny. A reduzida é quase 1.9:1, mais próximo do que encontra nos jipes do que em TR4 e Vitara (1.6:1).

A reduzida da L200 é realmente curta. Na reduzida o câmbio não vai além da 3a marcha (ou 4a marcha na diesel, relação 1:1) o que significa velocidade de cruzeiro de 30km/h numa RPM confortável do motor. Dificilmente o usuário vai sentir falta de uma redução ainda maior que essa.

A verdade é que jipes e picapes são veículos perigosos de dirigir, e o AWD faz falta em todos eles. Os SUV topo de linha tipo SW4 e picapes como Amarok e a própria Grand Vitara são todos AWD contínuo, nem oferecem tração 2x4.
Dizem que a L200 no próximo ano virá reestilizada (eu particularmente não gostei dessa reestilização, espero que mudem um pouco) e as versões HPE terão caixa de transferência Super Select, como já têm em alguns países do exterior.

Enquanto isso não acontece o jeito é se virar com a tração Easy Select, que (assim como a Super Select) permite mudar de 4x2 para 4x4 em movimento. A reduzida precisa ser engatada com o carro parado e desengrenado, como em absolutamente qualquer outro veículo com reduzida.

Em situações em que o AWD seria bem-vindo mas não está lá, o jeito é andar mais devagar, o que é um conselho genérico válido para qualquer picape - o que teve de dono de S10 se matando em acidente quando ela foi lançada nos anos 90, não foi brincadeira!

Não se recomenda usar o 4x4 nem mesmo em asfalto molhado. É para estrada não pavimentada, ponto.

O resto do sistema Easy Select é parecido com o Super Select das Pajero: o acionamento da caixa de transferência em si é uma alavanca mecânica, mas o sistema aciona eletronicamente uma roda-livre a vácuo no eixo dianteiro. O objetivo é não girar as engrenagens do diferencial em 4x2 o que economiza um pouco de combustível. (Também economizaria em desgaste, mas um eixo girando sem fazer força não me parece que seja um problema.) Nos jipes tradicionais a roda-livre é um dispositivo acionado manualmente no cubo da roda, é preciso parar e descer do carro para isso, mas por ser manual ele não falharia nunca por problema elétrico ou porque uma mangueirinha se soltou. Outros veículos possuem outros tipos de roda-livre, e é claro que veículos AWD permanentes não têm, porque tracionam nas 4 o tempo todo.

Com o tempo esse sistema de vácuo tende a parar de funcionar, embora o modo de falha mais comum seja ficar conectado o tempo todo, ou seja, ela continua girando as engrenagens no modo 4x2. Isso não causa nenhum problema imediato, apenas uma luz chata no painel fica piscando. Na minha ex-TR4 o sistema não tinha manifestado problema até a venda com 5 anos e meio, então presumo que vá durar pelo menos o mesmo tanto na L200.

Na prática, o 4x4 da L200 é fácil de engatar em movimento, fazendo jus ao nome. Fiz uso em estradas de terra secas, dá pra notar uma leve melhoria de estabilidade mas de resto não se nota que a tração está ligada, o que é um problema pois pode esquecer de desligá-la ao retornar pro asfalto. Para comprovar que funciona, subi uma ladeira onde as rodas traseiras patinavam com aceleração mais forte, e isso cessa com o 4x4 ligado, conforme esperado.

Conforme previsto na teoria, o volante endurece um pouco porque o modo 4x4 tende a inibir curvas, mas é realmente muito pouco, certamente bem menos que na TR4 (certamente a direção hidráulica da L200 multiplica muito mais a força de esterçamento, também).


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