quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Diferencial LSD Hybrid

Um mistério da L200 Triton é o diferencial "LSD Hybrid" que tem sido oferecido em diversos modelos. A antiga opção de bloqueio de diferencial traseiro selecionável no painel já não é oferecida desde 2011 ou algo assim.

Mas o que é esse LSD Hybrid? Aparentemente é uma mistura de duas tecnologias de diferencial de deslizamento limitado (LSD): engrenagens helicoidais ("Torsen") e acoplamento viscoso (VCU).

Os diferenciais Torsen são sensíveis a diferenças de torque. Por exemplo, um diferencial Torsen 3:1 transmite no máximo três vezes mais torque para uma roda, em detrimento da outra. Por exemplo, se uma roda está patinando, mas ainda oferece alguma resistência pelo atrito com o solo, a roda do lado oposto traciona com três vezes mais torque.

Por ser um sistema basedo em engrenagens, seu funcionamento não implica em desgaste adicional. Talvez enseja uma troca de óleo de diferencial mais freqüente, conforme recomenda o manual do carro em caso de "uso severo" como off-road.

É um sistema que funciona muitíssimo bem na maioria das situações, exceto em off-road onde uma roda pode ficar erguida no ar, ou patinar na lama funda que não oferece resistência alguma. É preciso que a roda patinando absorva pelo menos um pouco de torque para "ativar" o Torsen.

Um velho truque de off-road é puxar levemente o freio de mão nestas situações, ou mesmo pisar no freio principal de leve, para criar um torque artificial na roda que patina. O freio cria o mesmo torque nas duas rodas do eixo, mas a roda em terreno mais firme recebe mais torque (devido ao fator 3:1 do diferencial), provavelmente suficiente para sobrepujar o freio. Veículos mais avançados tipo Pajero Full com controle de tração executam esse truque automaticamente, usando os sensores ABS para frear a roda sem tração.

Já o diferencial LSD com VCU é sensível a diferenças de velocidade. Quanto maior a diferenca de RPM entre as rodas, mais torque é enviado para a roda mais lenta. As Pajero com tração Super Select usam um VCU no diferencial central.

Esse tipo de diferencial lida melhor com situações de off-road, em tese, já que pode transmitir torque para a roda com tração mesmo que o torque absorvido pela outra roda seja igual a zero, visto que o VCU se importa com RPM, não torque. Porém só deve funcionar muito esporadicamente, do contrário o líquido do VCU degrada e perde suas propriedades. A unidade VCU é selada, é geralmente pequena (vai no "miolo" do diferencial) e sua capacidade de transmitir torque também não é enorme; certamente não se presta a transmitir todo o torque do motor.

Aparentemente o LSD Hybrid combina as duas tecnologias, o que resulta num desempenho muito bon on-road e off-road, exceto no off-road mais extremo onde o bloqueio total ainda seria necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário