sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Resolvido o mistério da embreagem de travamento

No manual da Pajero Sport 2008 encontrei as informações que parecem esclarecer o porquê da embreagem de travamento do câmbio automático nunca parecer atuar. Há dois aspectos que influem aqui.

O primeiro aspecto é o mapa de atuação do travamento que pode ser observado na figura abaixo.



Observamos que as velocidades de aplicação do travamento são bastante altas, o mapa da 4a marcha é diferente da 3a marcha, e curiosamente o travamento é desativado quando se tira o pé do acelerador. Por algum motivo que desconheço, o projetista preferiu que o freio-motor aconteça sempre através do acoplamento viscoso. Isso explica porque a RPM do motor diminui quando se tira o pé do acelerador, que era para mim um comportamento totalmente inesperado.

O segundo aspecto é que o travamento é modulado. Os manuais da Mitsubishi para este câmbio e outros igualmente modernos, menciona "damper clutch" (embreagem de amortecimento) em vez de "lockup clutch" (embreagem de travamento). A pressão hidráulica sobre a embreagem é aplicada e retirada aos poucos, provavelmente com o objetivo de evitar o característico tranco.

Os manuais também mencionam que todos os atuadores do câmbio são modulados, de modo a suavizar as trocas de marchas. Essa modulação é implementada no computador da caixa, isso é possível porque cada atuador é controlado individualmente pela eletrônica do câmbio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário