terça-feira, 9 de agosto de 2016

Nova L200 Triton chegando aí

Minha sina de comprar veículos para que sejam reestilizados ou tirados de linha logo a seguir, é uma sina que me acompanha desde o primeiro automóvel que comprei em 1995. Dos sete automóveis que tive, apenas um (um Clio, cuja versão hatch mudou de nome mas segue existindo) não saiu de linha em seguida. O Gol de 1995 virou 'bolinha' em seguida, a Parati bolinha foi para a 3a geração em 99, a S10 V6 perdeu esse motor em 2000, a Pajero TR4 saiu de linha.

E agora a L200 Triton topo de linha vem com uma reestilização, seguindo a "5a geração" da mesma que já estava disponível em outros mercados do mundo, mas com produção exclusiva na Tailândia. Segue a reportagem da UOL a respeito.

O motor V6 deixa de ser oferecido para a L200, embora permaneça na Pajero HPE 2017, e uma versão aparentada (6G75) também continue na Pajero Full. Os motores diesel "velhos" permanecem nas L200 de quarta geração abaixo da HPE, que continuam sendo fabricadas.

A HPE passa a ser oferecida com um novíssimo motor diesel 2.4 de alumínio de 190HP a 3500RPM, bom o suficiente para convencer os fãs do V6 e também promete ser melhor que os motores diesel atuais. A taxa de compressão é menor, e segundo a reportagem do link, o motor novo é mais tolerante a diesel de qualidade inferior, o que pode ser a raiz dos muitos problemas relatados com os motores diesel anteriores. Menos barulhento e muito suave na lenta, também.

Pessoalmente não sou muito fã da nova aparência externa - remete à Hilux na frente e nas laterais, e talvez à Amarok na traseira. Acaba acostumando - o New Outlander também me abespinhou mas hoje eu acho muito bonito e teria sido uma opção de compra, não fosse tão cara a versão V6...

Tecnologicamente, a nova Triton tem muitos e muitos itens desejáveis, que tiram a Mit de uma leve obsolescência em relação à concorrência e a colocam novamente na dianteira:

* A venerável tração Super Select II, que inclui o modo 4H - 4x4 com diferencial central que pode ser utilizada de forma contínua em piso firme, inclusive asfalto. Considerando a instabilidade das picapes, por mim a tração 4H deveria ser contínua, nem deveria haver 2H.

* ASTC - controle de estabilidade e tração. Veja este vídeo onde a picape é testada numa superfície extremamente lisa. Isto traz para a L200 uma tecnologia que tornou a Mit legendária com o Lancer Evo. Se a coisa funciona como exibida no vídeo, é realmente impressionante.

* Prevenção de aceleração acidental - desliga o acelerador se pressionado ao mesmo tempo que o freio. É uma solução paliativa contra os problemas de aceleração súbita inesperada que principalmente a Toyota tem enfrentado, e ninguém sabe exatamente a causa (uns dizem que é tapete, outros que é mancada do motorista, outros ainda alegam que é erro de software).

* Assistência em subida.

* Assistência de estabilidade no reboque de trailer.

* Bloqueio de diferencial traseiro (não sei se o modelo top no Brasil vai oferecer - o Exceed lá fora oferece).

* Troca de marchas por borboletas atrás do volante (mesma dúvida se o modelo brasileiro vai oferecer).

Em resumo, uma excelente nova viatura.

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